Sobre a Revista

Foco e Escopo

ENSAIOS USF é um periódico eletrônico de fluxo contínuo da Universidade São Francisco, dedicada à publicação de artigos científicos de diferentes áreas do conhecimento, organizados em cinco seções:

I.            Ciências Biológicas e da Saúde

II.           Ciências Exatas, Engenharias e Tecnológicas

III.          Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

IV.          Educação e Ensino

V.           Extensão

Os artigos podem partir de estudos diversos como reflexões teóricas, relatos de experiências teórico-práticas, relatos de estágios, resultados de pesquisa de mestrados, doutorados ou trabalhos de curso, da participação em projetos de iniciação científica, extensão e outros. Caracteriza-se como um espaço democrático de divulgação do conhecimento, por ser acessível a todos os acadêmicos sejam eles, iniciantes ou experientes na produção científica.

Assim, ENSAIOS USF inspira e acolhe não apenas docentes e discentes da graduação ou pós-graduação, mas também profissionais atuantes, incentivando a todos a publicarem de modo independente ou em coautoria. O periódico tem por missão disseminar o conhecimento por meio de artigos científicos originais de modo a ampliar as discussões e debates acerca de temas relevantes tanto para a comunidade científica como para a sociedade. ENSAIOS USF trata-se de um periódico interdisciplinar e de caráter multidisciplinar. 

 

AVALIAÇÃO POR PARES e CHAMADA DE ARTIGOS. Os artigos publicados são submetidos a avaliação por pares, componentes da equipe editorial, avaliadores ou consultores ad hoc. O periódico faz chamada de artigos duas vezes ao ano. Para receber notificação da chamada cadastre-se na revista como leitor e/ou autor.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os avaliadores são selecionados pelos editores do periódico e convidados para compor a equipe editorial ou atuarem como avaliadores ad hocs. São pesquisadores das áreas Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas, Engenharias e Tecnológicas, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Educação e Ensino e Extensão, com a titulação mínima de mestre. Os artigos submetidos ao periódico ENSAIOS USF são encaminhados a dois avaliadores, preferencialmente que tenham aproximações com o foco da pesquisa. Podem ocorrer os seguintes casos nessa avaliação:
 
1. O texto é aprovado pelos dois avaliadores: o texto é aprovado para publicação, os autores são notificados e o texto vai para a revisão final.
 
2. O texto é rejeitado pelos dois avaliadores: o texto é arquivado, os autores são notificados.
 
3. Há sugestões de modificações no texto por um ou pelos dois avaliadores: o texto é encaminhado aos autores para as revisões solicitadas; quando devolvidos, o texto passa por uma avaliação dos editores, a fim de conferir as alterações feitas. Se aprovado, ele é encaminhado para a revisão do(a) editor(a).
 
4. O texto não é aprovado, mas sugere-se encaminhamento para nova rodada de avaliação. Os autores são notificados e o periódico coloca-se à disposição para receber nova versão do texto.

Periodicidade

O periódico Ensaios USF tem fluxo contínuo de publicações

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Código de ética

A revista segue o código de ética: Code of Conduct and Best Practices Guidelines for Journals Editors, COPE - https://publicationethics.org/

Formulário de avaliação utilizado pelos avaliadores:

REVISTA ENSAIOS PIONIEROS publica somente artigos inéditos e não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para publicação em livros ou outros periódicos. Os trabalhos recebidos para publicação são enviados, sem identificação de autoria, ao julgamento de pareceristas designados pela Comissão Editorial.

Os itens a serem examinados nos artigos são os seguintes:

  1. Título e resumo refletem de forma clara e suficiente o conteúdo do artigo?
  2. O tema conta com delimitação, originalidade, relevância e contribuição para a área?
  3. O artigo apresenta boa estrutura, organização, clareza e coerência?
  4. Os objetivos estão explicitados? Qual seu alcance?
  5. O referencial conceitual tem atualidade, adequação e diálogo com o campo, demonstrando domínio da literatura temática, conceitual e metodológica?
  6. O texto apresenta boa revisão ortográfica, gramatical e adequação às normas da ABNT?
  7. As conclusões apresentadas contam com coerência, fundamentação e clareza?
  8. O conteúdo e linguagem estão de acordo com os critérios de não veiculação de preconceitos racistas, étnicos, sexistas e/ou difamação e calúnias que possam ferir a integridade dos leitores e/ou indivíduos citados no mesmo?

ISSN 2595-1300