CANCER GASTRICO CORRELACIONADO AO H. PYLORI
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v5i2.218Resumo
O câncer é a segunda maior causa de morte no mundo e, entre seus muitos tipos, está o câncer gástrico, que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é a terceira maior neoplasia a acometer o sexo masculino e a quinta nas mulheres no Brasil. Estudos apontam uma importante relação entre o câncer gástrico e a bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), sendo que 50% da população mundial tem infecção pela mesma, mas nem todos desenvolvem o câncer. O objetivo deste artigo é abordar a correlação entre o câncer gástrico e a infecção por H. pylori, além de disseminar conhecimento sobre o assunto, oportuno à saúde pública que merece mais atenção. A epidemiologia da infecção por H. pylori é pouco retratada, logo sua analogia como principal fator causal do câncer gástrico é obscura à população, entretanto, é importante ressaltar que a prevenção existe e, caso o câncer seja descoberto precocemente, há cura. Foi realizada, no período entre 2000 e 2021, uma pesquisa bibliográfica das bases de dados eletrônicas Scielo, Google acadêmico, INCA, periódicos Capes, LILACS, Associação Brasileira de Câncer Gástrico, através dos descritores: “H. pylori”, “câncer gástrico”, “H. pylori e câncer gástrico”, “correlação entre câncer gástrico e H. pylori. Destaca-se assim uma importante relação entre ambos acerca da doença. É possível concluir que o câncer gástrico associado à infecção pelo H. pylori pode se apresentar como uma patologia silenciosa, portanto, a prevenção e identificação precoce podem contribuir para o tratamento, uma vez que diagnosticado a tempo, há tratamento ativo e condizente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).