AVALIAÇÃO DO PERFIL COMPORTAMENTAL NA PROMOÇÃO À SAÚDE DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DA SAÚDE

Autores

  • Bianca Sanford Camargo Universidade São Francisco
  • Fernanda Marconi Roversi UNICAMP
  • Daisy Machado Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.24933/e-usf.v7i2.343

Palavras-chave:

estilo de vida, drogas lícitas e ilícitas, prevenção à saúde

Resumo

As doenças ligadas ao estilo de vida ganharam importância nas últimas décadas, uma vez que passaram a ser causa prevalente de óbitos, superando as doenças infectocontagiosas. Essa mudança é chamada de transição epidemiológica e acometeu principalmente os países de baixa renda e média renda. Portanto a análise da percepção que os estudantes dão sobre a promoção da saúde em suas próprias vidas é importante. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista individual, com estudantes da área da saúde de uma universidade no campus de Bragança Paulista, estado de São Paulo, através de questionário, de caráter exploratório e roteiro semiestruturado. Os resultados encontrados mostraram maior necessidade de mudança em temáticas como automedicação (83,3%), realização de exames de sangue semestrais (30%), consumo de bebida alcoólica (83,3%), relação sexual sem preservativo (50%) e uso de método contraceptivo (23% não usam nenhum). Todavia, outros fatores apresentaram ótima significância na atitude como 80% dos estudantes realizaram exame para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, 86,7% não fumam, 83,3% não usam drogas ilícitas, 76,7% estão em dia com a vacinação e 99,7% sabem como ocorre a transmissão do papilomavírus humano. Portanto, os resultados indicam a importância de uma maior abordagem da promoção da saúde no ambiente universitário e, como consequência, o desenvolvimento de hábitos saudáveis.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Camargo, B. S., Roversi, F. M., & Machado, D. (2023). AVALIAÇÃO DO PERFIL COMPORTAMENTAL NA PROMOÇÃO À SAÚDE DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DA SAÚDE. Ensaios USF, 7(2). https://doi.org/10.24933/e-usf.v7i2.343

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde