Preditores de problemas de comportamento externalizantes e internalizantes: um estudo com mães e pais biológicos
DOI:
https://doi.org/10.24933/e-usf.v9i1.433Palavras-chave:
problemas de comportamento , práticas educativas , materno, paterno, prediçãoResumo
Os problemas de comportamento infantil são multideterminados. Contudo, ainda são escassos os estudos que buscaram investigar, simultaneamente, a influência das variáveis mais relatadas na literatura sobre o surgimento e a manutenção dos problemas externalizantes e internalizantes. Ainda, são poucos os estudos que procuraram diferenciar a perspectiva materna e paterna em estudos de predição. Tal investigação é relevante dado a alta incidência de problemas de comportamento e sua interferência no desenvolvimento e saúde infantil. O objetivo deste estudo foi o de comparar percepções parentais sobre os próprios comportamentos e sobre os comportamentos de suas filhas e filhos e, após, identificar preditores de problemas internalizantes e externalizantes, segundo ambos genitores. Participaram 71 casais heterossexuais, pais biológicos de crianças matriculadas no ensino infantil ou fundamental. Foram respondidos aos instrumentos CBCL, RE-HSE-P e QRSH. Para o tratamento e análise dos dados utilizou-se os testes T de Student para amostras emparelhadas e Regressão Linear Hierárquica. Os resultados demonstraram que o nível socioeconômico mais baixo e as práticas negativas foram preditores positivos de problemas internalizantes e externalizantes, segundo mães e pais. As habilidades sociais infantis, a convivência com a mãe e as HSE-P paternas foram identificadas como relevantes fatores de proteção. Os dados ressaltaram o caráter multideterminado dos problemas de comportamento, sinalizaram semelhanças e diferenças entre práticas maternas e paternas e confirmaram a influência de ambas nos comportamentos desenvolvidos pelas crianças.
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