Efeitos da Massoterapia na Qualidade do Sono e Desempenho Escolar: Estudo de Dois Casos

Autores

  • Marcia Silva de Freitas
  • Cintia Nascimento
  • Carolina Camargo de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.24933/eusf.v1i1.49

Resumo

Aprendizagem é a capacidade de armazenar e utilizar os conhecimentos adquiridos, processo favorecido por uma boa qualidade do sono. A massoterapia proporciona, entre outros benefícios, melhora na qualidade do sono e concentração, podendo interferir positivamente em aspectos que são pré-requisitos para o aprendizado. O objetivo deste trabalho foi verificar os efeitos da massoterapia na qualidade do sono e desempenho escolar de duas crianças com e sem dificuldade de aprendizagem. Trata-se de um estudo experimental do tipo ensaio clinico, de dois casos, sendo: caso A - 08 anos de idade, boa qualidade de sono, comportamento agitado, dificuldade em manter a atenção e dificuldade de aprendizagem; caso B - 10 anos de idade, prejuízo na qualidade do sono e menos queixas de desatenção. Após aprovação do Comitê de Ética e assinatura do TCLE foi realizada anamnese e os pais responderam a dois questionários, o Questionário Sobre o Comportamento do Sono e outro avaliando a atenção, comportamento e desempenho escolar, desenvolvido pelas pesquisadoras. Foram submetidos a dez sessões de massoterapia, de 45 minutos, duas vezes por semana e, ao final, foram reaplicados os questionários. Ambos os casos melhoraram a qualidade do sono, mesmo o Caso A, que não apresentava queixas. Com relação à atenção, de acordo com o questionário houve piora nos dois casos; entretanto, os relatos maternos e das crianças mostraram melhora na atenção, comportamento e desempenho escolar, principalmente no Caso A. A massoterapia foi eficaz nesses casos, principalmente em relação à qualidade do sono, porém faz-se necessário estudos com maior casuística.

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

Freitas, M. S. de, Nascimento, C., & Oliveira, C. C. de. (2017). Efeitos da Massoterapia na Qualidade do Sono e Desempenho Escolar: Estudo de Dois Casos. Ensaios USF, 1(1), 58–68. https://doi.org/10.24933/eusf.v1i1.49

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde