AS MEMÓRIAS NARRADAS POR IDOSOS SOBRE O TEMPO ESCOLAR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24933/eusf.v1i1.21

Abstract

O presente projeto teve como objetivo oportunizar o desenvolvimento de uma aprendizagem humanista com alunos do Curso de Pedagogia, a partir de entrevistas narrativas com idosos que vivem no Asilo São Vicente de Paula, instituição que se localiza na cidade de Bragança Paulista, sobre suas memórias e experiências de escola. O foco desta pesquisa centrou-se nas narrativas de idosos sobre suas memórias escolares, no tocante às experiências que trazem em sua história de vida, em específico no tempo vivido referente à escola. Como objetivo mais amplo o projeto teve a intenção de oportunizar a humanização dos estudantes do Curso de Pedagogia a partir da vivência com os idosos, conhecendo suas experiências e memórias escolares, sendo que, especificamente, a pesquisa pretendeu: desenvolver o conhecimento da história e memória da educação escolar local e regional através das memórias escolares dos idosos da referida instituição; identificar as possibilidades e limites da pesquisa em educação através das narrativas de idosos sobre o tempo escolar.  A pesquisa é de caráter qualitativo aproximando-se dos estudos biográficos na educação, tendo como suporte metodológico entrevistas narrativas. Nas narrativas os idosos apontaram várias condições a partir de suas lembranças do tempo escolar como: o papel do professor em suas trajtórias de vida, os processos de exclusão e punição vividos na escola, bem como a condição social da infância a partir da segunda metade do século XX.

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Author Biographies

Renata Bernardo, Universidade São Francisco

Historiadora e Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação.

Daniela Dias dos Anjos, Universidade São Francisco

Doutora em Educação

Lícia Martins Pereira, Universidade São Francisco

Estudante de Pedagogia, USF.

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Published

2017-12-18

How to Cite

Bernardo, R., Anjos, D. D. dos, & Pereira, L. M. (2017). AS MEMÓRIAS NARRADAS POR IDOSOS SOBRE O TEMPO ESCOLAR. Ensaios USF, 1(1), 247–256. https://doi.org/10.24933/eusf.v1i1.21

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