ANÁLISE E COMPARAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS E METALÚRGICAS DE INSTRUMENTOS ENDODÔNTICOS MANUAIS TIPO K
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v5i1.178Resumo
O êxito nos tratamentos endodônticos depende diretamente do preparo adequado de todo o canal radicular. Anteriormente, existia grande dificuldade nesse processo, pois eram encontrados limites de flexibilidade instrumental e complexidades anatômicas. Com isso, passaram a serem desenvolvidos novos instrumentos, sendo verificada no mercado uma grande variedade desses, sendo que a informação das características e finalidades dos mesmos, bem como seu comportamento mecânico são importantes para o profissional. Estudos têm mostrado que as secções transversais dos instrumentos endodônticos afetam a flexibilidade, resistência à fratura, capacidade do poder de corte e outros fatores. É justificada a importância do presente estudo pela necessidade de materiais que sirvam de base aos acadêmicos e profissionais da odontologia, em caso de dúvidas quanto à compra de material confiável e de qualidade para tratamento endodôntico. Surgiu então o seguinte questionamento: “quais são as características ideais que as limas endodônticas manuais tipo K, ofertadas em comércio odontológico, precisam apresentar para eliminar a possibilidade de ser responsável por gerar insucesso ao tratamento endodôntico ou riscos ao paciente?”. Portanto, o objetivo geral consistiu na realização de uma análise acerca das características ideais que as limas endodônticas manuais tipo K precisam apresentar, com relação à qualidade e a confiabilidade, para que o tratamento endodôntico seja concluído com êxito. A metodologia foi de revisão bibliográfica. Concluiu-se que embora muitas empresas fabriquem limas automatizadas para o preparo químico cirúrgico dos canais radiculares, há autores que indicam o uso de limas manuais previamente às limas automatizadas, principalmente se o dente apresentar variações na anatomia radicular, como dilacerações e atresias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).