INCIDÊNCIA DE INTOXICAÇÃO EXÓGENA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v4i2.208Resumo
RESUMO. Introdução: Intoxicação exógena pode ser definida como um conjunto de efeitos nocivos ao organismo produzidos pela interação de um ou mais agentes tóxicos com o sistema biológico, representados por manifestações clínicas ou laboratoriais que revelam desequilíbrio orgânico, pode ser um acidente ou uma tentativa deliberada de assassinato ou de suicídio. Objetivo: Caracterizar os dados sobre o número de internações por intoxicação exógena em uma unidade de terapia intensiva. Ainda, por meio da análise de prontuários, levantar dados sobre intoxicações de diferentes substâncias, medicamentosas ou não. Método: Foi realizado um levantamento de prontuários de pacientes internados em unidade de terapia intensiva com histórico de intoxicação exógena, sendo as mesmas pré-caracterizadas pelo profissional da unidade responsável pelos atendimentos. Somente casos confirmados foram incluídos na avaliação. Resultados: A maioria das intoxicações exógenas ocorreu em homens com idades próximas aos 40 anos. A substância mais observada foi a varfarina, todavia, não em busca do autoextermínio, mas sim por uso inadvertido. Conclusão: A despeito do fato de que apenas uma minoria dos pacientes evoluiu para óbito, deve-se destacar que as tentativas de suicídio fazem parte do nosso cotidiano, especialmente em tempos difíceis como a pandemia de COVID-19, que se estende desde março de 2020 até a atualidade. Nesse sentido, além de preparo institucional e da equipe multiprofissional para atender estes casos, são necessárias ações no âmbito social, visando reduzir o número de tentativas de autoextermínio, que ainda se mantém elevadas em nosso país. Concluiu-se também que apesar da varfarina ser a substancia mais encontrada, são várias substancias que podem causar intoxicações. Deve-se lembrar a importância do profissional farmacêutico e do uso seguro de medicamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).