AS MEMÓRIAS NARRADAS POR IDOSOS SOBRE O TEMPO ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24933/eusf.v1i1.21

Resumen

O presente projeto teve como objetivo oportunizar o desenvolvimento de uma aprendizagem humanista com alunos do Curso de Pedagogia, a partir de entrevistas narrativas com idosos que vivem no Asilo São Vicente de Paula, instituição que se localiza na cidade de Bragança Paulista, sobre suas memórias e experiências de escola. O foco desta pesquisa centrou-se nas narrativas de idosos sobre suas memórias escolares, no tocante às experiências que trazem em sua história de vida, em específico no tempo vivido referente à escola. Como objetivo mais amplo o projeto teve a intenção de oportunizar a humanização dos estudantes do Curso de Pedagogia a partir da vivência com os idosos, conhecendo suas experiências e memórias escolares, sendo que, especificamente, a pesquisa pretendeu: desenvolver o conhecimento da história e memória da educação escolar local e regional através das memórias escolares dos idosos da referida instituição; identificar as possibilidades e limites da pesquisa em educação através das narrativas de idosos sobre o tempo escolar.  A pesquisa é de caráter qualitativo aproximando-se dos estudos biográficos na educação, tendo como suporte metodológico entrevistas narrativas. Nas narrativas os idosos apontaram várias condições a partir de suas lembranças do tempo escolar como: o papel do professor em suas trajtórias de vida, os processos de exclusão e punição vividos na escola, bem como a condição social da infância a partir da segunda metade do século XX.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Bernardo, Universidade São Francisco

Historiadora e Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação.

Daniela Dias dos Anjos, Universidade São Francisco

Doutora em Educação

Lícia Martins Pereira, Universidade São Francisco

Estudante de Pedagogia, USF.

Citas

BARBOSA, Maria Carmen S. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer das culturas. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100, out. 2007, p. 1059-1083.

BENJAMIN, W. O narrador. Magia e técnica, arte e política; ensaios sobre literatura e história da cultura. In: . Obras escolhidas. 7ª ed., 1994, São Paulo: Brasiliense, vol. I.

BERTAUX, D. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

BOSI, E. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 3ª ed., 1994.

BRUNER, J. Atos de significação. 1997; Porto Alegre: Artes Médicas.

BRUNER, J. A interpretação narrativa da realidade.

CATANI, D. B.. et al.O que eu sei de mim: narrativas autobiográficas, história da educação e procedimentos de formação. Educação e Linguagem, jan-jun 2005, p. 31-50 (ano 8, n. 11).

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: UFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e formação continuada: a experiência e o projeto.

DOMINICÉ, Pierre. O que a vida lhes ensinou. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010b, p.189-222.

DUBET, François. O que é uma escola justa? : a escola das oportunidades. Trad. Ione Ribeiro Valle. São Paulo: Cortez, 2008.

DUSSEL, Inês; CARUSO, Marcelo. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.

HAMILTON, David. Notas de lugar nenhum: sobre os primórdios da escolarização moderna. Revista Brasileira de História da Educação. nº 1, jan./jun. 2001, p.45-73.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M.W.; GASKELL, G. (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 90-113.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. nº 1, jan-jun/ 2001, p. 9-43.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Nº 19, Jan/Fev/Mar/Abr, p.20-28, 2002.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, jul./dez.p. 1-24, 2011.

PASSEGGI, M.C..; SILVA, V.B.(orgs.). Invenções de vida, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

PASSEGGI, M. da Conceição; SOUZA, Elizeu C. O método (auto)biográfico: pesquisa e formação. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010, p.11-14.

PASSEGGI, M. da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011.

PASSEGGI, M. da Conceição. Narrativas autobiográficas: solidariedade e ética em educação. http://www.rizoma-freireano.org/index.php/narrativas-autobiograficas-solidariedade-e-etica-em-educacao-maria-da-conceicao-passeggi. Acesso em 3/7/2012.

PERRENOUD, Philippe. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995, p. 13-24 (Introdução).

ROSA, Maria I. P.; RAMOS, Tacita A. Memórias e odores: experiências curriculares na formação docente. Revista Brasileira de Educação. V. 13, n. 39, set/dez. 2008.

SCHÜTZE, Fritz. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p. 210-222.

SOUZA, Elizeu C. (Auto) biografia, histórias de vida e práticas de formação. On: NASCIMENTO, A.D.; HETKOWSKI, T.M.(orgs). Memória e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2007, p. 59-74.

VEIGA NETO, Alfredo. Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da Modernidade. (entrevista com Alfredo Veiga Neto). In: COSTA, Marisa V. A escola tem futuro? Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 103-126.

VIÑAO FRAGO, Antonio; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade. 2ª ed. RJ: DP&A, 2001.

Publicado

2017-12-18

Cómo citar

Bernardo, R., Anjos, D. D. dos, & Pereira, L. M. (2017). AS MEMÓRIAS NARRADAS POR IDOSOS SOBRE O TEMPO ESCOLAR. Ensaios USF, 1(1), 247–256. https://doi.org/10.24933/eusf.v1i1.21

Número

Sección

Extensão