A ABA FORA DA MESINHA NA EQUOTERAPIA: PÚBLICO ATENDIDO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/eusf.v5i2.217

Resumo

RESUMO. A Equoterapia é um método de reabilitação e habilitação global do desenvolvimento (cognição, motora, integração sensorial, psicológica, fonoaudiológica e social), isto é biopsicossocial, na qual o cavalo é o co-terapeuta da atuação multiprofissional. Já a ciência da ABA foi baseada no Behaviorismo, especificamente na teoria de aprendizagem por experiências e, objetiva avaliar e intervir sob comportamentos disruptivos, problemáticos ou disfuncionais para assim possibilitar mudanças de tais comportamentos. O objetivo deste estudo foi associar o método Applied Behavior Analysis (ABA) a Equoterapia, utilizando de utilizando de uma visão humana no trabalho com sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Método: trata-se de um estudo qualitativo de levantamento teórico na qual não apresenta uma metodologia convencional, mas sim de levantamento bibliográfico e de experiências práticas da pesquisadora como equoterapeuta e psicóloga. Conclusão: A ABA pode ser utilizada na Equoterapia, associada a outras abordagens teóricas e metodológicas, considerando que na Equoterapia o olhar para o ser humano é global e por meio de uma variedade de perspectiva.

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Biografia do Autor

Aline Giovana Sarti, Universidade São Francisco

Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF/Campinas), com ênfase em Avaliação Psicológica. Graduada em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF/Itatiba). Realizou estágio não obrigatório na Prefeitura Municipal de Itatiba de 2014-2016, na área da Psicologia Educacional (Totalizando 1,758 horas). Esteve vinculada como estagiária em Psicologia da Educação Especializada, na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/Itatiba) em 2016-2017, com carga horária de 1,692 horas. Participou do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/USF), sob a orientação da Prof Dra. Claudette Maria Medeiros Vendramini de 2014-2017, dirigindo seus estudos na área da Psicologia, Estatística e Educação. Atualmente é membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Equoterapia (NEPE) do Instituto Passo a Passo Equoterapia (IPPE).

Claudia da Costa Mota, Universidade Fernando Pessoa

Mestrado em Educação pela Universidade Fernando Pessoa. Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Camilo Castelo Branco (1995), aperfeiçoamento em Fissura lábio palatina pelo Hospital dos Defeitos da Face (1996), especialização em Psicodrama Pedagógico pela Universidade Padre Anchieta (2001). Fundou o Instituto Passo a Passo em Itatiba, SP (2001) e atua como coordenadora técnica da equipe multidisciplinar da Equoterapia do Instituto Passo a Passo. Ministra aula em cursos de formação e capacitação de profissionais da área da saúde e educação para a Equoterapia, sendo docente da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE BRASIL) e do Instituto Passo a Passo, na Escola Equo & Terapias (antigo programa de formação Qualivida). Criou o PAEDA- programa de atendimento equoterápico nos distúrbios de aprendizagem e capacita profissionais para a utilização do programa.

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Publicado

2022-05-17

Como Citar

Sarti, A. G., & Mota, C. da C. (2022). A ABA FORA DA MESINHA NA EQUOTERAPIA: PÚBLICO ATENDIDO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Ensaios USF, 5(2). https://doi.org/10.24933/eusf.v5i2.217

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

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