A ABA FORA DA MESINHA NA EQUOTERAPIA: PÚBLICO ATENDIDO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v5i2.217Resumo
RESUMO. A Equoterapia é um método de reabilitação e habilitação global do desenvolvimento (cognição, motora, integração sensorial, psicológica, fonoaudiológica e social), isto é biopsicossocial, na qual o cavalo é o co-terapeuta da atuação multiprofissional. Já a ciência da ABA foi baseada no Behaviorismo, especificamente na teoria de aprendizagem por experiências e, objetiva avaliar e intervir sob comportamentos disruptivos, problemáticos ou disfuncionais para assim possibilitar mudanças de tais comportamentos. O objetivo deste estudo foi associar o método Applied Behavior Analysis (ABA) a Equoterapia, utilizando de utilizando de uma visão humana no trabalho com sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Método: trata-se de um estudo qualitativo de levantamento teórico na qual não apresenta uma metodologia convencional, mas sim de levantamento bibliográfico e de experiências práticas da pesquisadora como equoterapeuta e psicóloga. Conclusão: A ABA pode ser utilizada na Equoterapia, associada a outras abordagens teóricas e metodológicas, considerando que na Equoterapia o olhar para o ser humano é global e por meio de uma variedade de perspectiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).