A ABA FORA DA MESINHA NA EQUOTERAPIA: PÚBLICO ATENDIDO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v5i2.217Abstract
RESUMO. A Equoterapia é um método de reabilitação e habilitação global do desenvolvimento (cognição, motora, integração sensorial, psicológica, fonoaudiológica e social), isto é biopsicossocial, na qual o cavalo é o co-terapeuta da atuação multiprofissional. Já a ciência da ABA foi baseada no Behaviorismo, especificamente na teoria de aprendizagem por experiências e, objetiva avaliar e intervir sob comportamentos disruptivos, problemáticos ou disfuncionais para assim possibilitar mudanças de tais comportamentos. O objetivo deste estudo foi associar o método Applied Behavior Analysis (ABA) a Equoterapia, utilizando de utilizando de uma visão humana no trabalho com sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Método: trata-se de um estudo qualitativo de levantamento teórico na qual não apresenta uma metodologia convencional, mas sim de levantamento bibliográfico e de experiências práticas da pesquisadora como equoterapeuta e psicóloga. Conclusão: A ABA pode ser utilizada na Equoterapia, associada a outras abordagens teóricas e metodológicas, considerando que na Equoterapia o olhar para o ser humano é global e por meio de uma variedade de perspectiva.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).