TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ABORDAGEM DO LUTO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v5i2.221Resumo
O luto é um processo complexo que acarreta sentimentos dolorosos e confusos, principalmente na infância. Por esse motivo, mostra-se cada vez mais necessária a busca por conhecimentos que embasem a abordagem psicoterapêutica dessa demanda. Neste contexto, destaca-se a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) como uma abordagem psicológica que apresenta eficácia no tratamento de diversas demandas, através da resolução de problemas do presente por meio da compreensão dos pensamentos, emoções e comportamentos disfuncionais frente a determinadas situações. O objetivo desse artigo consistiu em compreender como ocorre a abordagem da terapia cognitivo-comportamental no manejo do luto infantil por meio de dados coletados através de uma revisão integrativa da literatura, de cunho qualitativo, mediante análise e comparação dos dados coletado e tabulados. Os resultados alcançados evidenciaram a eficácia da terapia cognitivo-comportamental no manejo do luto infantil, por seu caráter psicoeducativo, emocional e cognitivo que auxilia na expressão e vivência do luto pela criança, bem como pelo papel ativo do paciente no processo psicoterapêutico, além da ampla diversidade de estratégias e técnicas lúdicas utilizadas nos protocolos de intervenção na população em questão. Conclui-se com a presente pesquisa que a TCC apresenta-se como uma abordagem eficaz no manejo clínico do luto infantil, diferindo-se do manejo adulto pela utilização de uma linguagem lúdica e participação familiar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).