TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ABORDAGEM DO LUTO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v5i2.221Abstract
O luto é um processo complexo que acarreta sentimentos dolorosos e confusos, principalmente na infância. Por esse motivo, mostra-se cada vez mais necessária a busca por conhecimentos que embasem a abordagem psicoterapêutica dessa demanda. Neste contexto, destaca-se a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) como uma abordagem psicológica que apresenta eficácia no tratamento de diversas demandas, através da resolução de problemas do presente por meio da compreensão dos pensamentos, emoções e comportamentos disfuncionais frente a determinadas situações. O objetivo desse artigo consistiu em compreender como ocorre a abordagem da terapia cognitivo-comportamental no manejo do luto infantil por meio de dados coletados através de uma revisão integrativa da literatura, de cunho qualitativo, mediante análise e comparação dos dados coletado e tabulados. Os resultados alcançados evidenciaram a eficácia da terapia cognitivo-comportamental no manejo do luto infantil, por seu caráter psicoeducativo, emocional e cognitivo que auxilia na expressão e vivência do luto pela criança, bem como pelo papel ativo do paciente no processo psicoterapêutico, além da ampla diversidade de estratégias e técnicas lúdicas utilizadas nos protocolos de intervenção na população em questão. Conclui-se com a presente pesquisa que a TCC apresenta-se como uma abordagem eficaz no manejo clínico do luto infantil, diferindo-se do manejo adulto pela utilização de uma linguagem lúdica e participação familiar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).