Análise de geração de demanda para defensivos agrícolas na cultura da cana-de-açúcar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/e-usf.v9i1.377

Palavras-chave:

Marketing no agronegócio, Lucratividade, Comercialização, Gestão do agronegócio

Resumo

A geração de demanda permite que empresas se norteiem em estratégias para estimular o interesse pelos produtos ou serviços oferecidos, visando estimular clientes atuais ou potenciais proporcionando aumento nas vendas e lucratividade das empresas. O objetivo desse trabalho foi analisar um estudo de caso sobre o Plano de Geração de Demanda (PGD) para uma empresa do ramo de defensivos agrícolas utilizados no cultivo da cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto - SP. Foram analisadas as ações desenvolvidas por 9 Representantes Técnicos de Vendas (RTVs), durante os anos de 2022 e 2023. Entre as ações realizadas a que mais se destacou entre os RTVs foi a visita técnica. A Taxa de Reversão em Vendas pelas ações desenvolvidas pelos RTVs foram de 53%. Conclui-se que o PGD é um plano robusto, no qual essa taxa pode ser melhorada, visando principalmente aumentar/melhor as ações específicas realizadas para cada cliente.

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Biografia do Autor

Gabriel de Souza Lopes, UNESP

Graduando em engenharia agronômica, UNESP, Faculdade de Engenharia, Ilha Solteira.

Dayane Bortoloto da Silva, UNESP

Doutora em Agronomia na Universidade Estadual Paulista – UNESP/FEIS

Camila Fernandes Ferreira Aparecido, UNIFUNEC

Professora Doutora no curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – UNIFUNEC.

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Publicado

2025-02-18

Como Citar

de Souza Lopes, G., Bonfim de Carvalho, J., Bortoloto da Silva, D., & Fernandes Ferreira Aparecido, C. (2025). Análise de geração de demanda para defensivos agrícolas na cultura da cana-de-açúcar. Ensaios USF, 9(1). https://doi.org/10.24933/e-usf.v9i1.377

Edição

Seção

Ciências Exatas, Engenharias e Tecnológicas