USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA PROSPECÇÃO DE NOVOS ANTIBIÓTICOS
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v5i1.185Abstract
Atualmente a resistência bacteriana é uma das maiores preocupações globais, estando relacionada principalmente ao uso indiscriminado de antibióticos. O aumento da resistência bacteriana ocasiona aumento nas internações e consequentemente maiores gastos hospitalares, sendo um problema de saúde pública. No decorrer dos anos, houve uma redução da descoberta de novas moléculas antimicrobianas o que culminou no surgimento de novas abordagens na bioprospecção, entre elas o uso da metagenômica e inteligência artificial. Portanto, o objetivo deste trabalho é explorar essas inovações que têm sido utilizadas na bioprospecção de novas moléculas antimicrobianas. Através de uma revisão da literatura científica foi possível concluir que o uso da metagenômica para a bioprospecção de novas moléculas antibióticas mostrou-se eficiente e promissora para novas descobertas, levando em consideração riqueza de recursos naturais e a alta biodiversidade brasileira
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).