INVESTIGAÇÃO DOS MATERIAIS UTILIZADOS COMO MATÉRIA-PRIMA NAS INDÚSTRIAS LOCALIZADAS EM ITATIBA E REGIÃO VISANDO MAIOR CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA TECNOLOGIA DOS MATERIAIS E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DO CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v3i2.114Resumen
A sociedade faz uso de produtos de higiene, alimentação, medicação, cosméticos, entre outros, para satisfazer suas necessidades. Dessa forma, entender como os materiais podem ser classificados e manipulados para desenvolver produtos é de extrema importância. O papel do engenheiro é fundamental na fabricação de um determinado material, desde a concepção, o processo de fabricação e a aplicação. Nesse sentido, propõe nesse trabalho, identificar os principais materiais utilizados como matéria-prima nas indústrias localizadas em Itatiba e região a fim de correlacionar com as disciplinas Tecnologia dos Materiais e Processos de Fabricação. Para isso, o trabalho foi submetido ao Comitê de Ética da USF e aprovado sob o número CAAE: 55009616.4.0000.5514, inicialmente adotou-se como estratégia para o levantamento das informações, a aplicação de um questionário elaborado em conjunto entre os professores e alunos. O questionário foi aplicado por meio de uma plataforma web com login e senha. No entanto, essa estratégia não foi bem sucedida, apenas duas empresas participaram da pesquisa, esse fato pode estar relacionado com alguns fatores como, período inapropriado para aplicação do questionário, por ter sido realizado no final do ano, incerteza econômica, política e financeira do país, despreocupação com as questões ambientais, entre outros. Devido ao problema apresentado, mudou-se a abordagem para a obtenção das informações, o novo plano baseou-se na criação de um novo questionário e aplicado aos alunos do curso de Engenharia de Produção da Universidade São Francisco. Com essa mudança, houve um aumento significativo de respostas comparado à pesquisa anterior.
Descargas
Citas
BECHARA, E. Aspectos relevantes da política nacional de resíduos sólidos Lei no 12.305/2010/ - São Paulo: Atlas, 2013.
CABRAL, J. B. G.; MURPHY, C. C. A Fuel Cell, o Meio Ambiente e o Seu Carro, 2010. Disponível em: <http://www.h2brasil.com/parte-1/1-2-a-fabrica-o-do-autom-vel-aug-11-2010-7-08-05-am-5>. Acesso em 14 de Abril, 2018.
CALLISTER, W. Ciência e Engenharia dos Materiais: uma Introdução. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 534 p., 2002
CAO, G. Nanostructures & Nanomaterials. Imperial College Press: London,
p. 2004.
CIPRIANO, T.; KNOTTS. G.; LAUDARI. A.; BIANCHI, R. C.; ALVES, W. A.; GUHA. S. Bioinspired Peptide Nanostructures for Organic Field-Effect Transistors. ACS Appl. Mater. Interfaces, v. 6, (23), 21408−21415, 2014.
CNE/CES. Conselho Nacional De Educação Câmara De Educação Superior. Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES112002.pdf>. Acesso em 15 de Abril, 2018.
DELGADO, JORGE JUAN SOTO. Desenvolvimento sustentável e a indústria química brasileira: análise das posturas empresariais e proposta de desdobramento das suas estratégias. 2007. 212 p. Tese (Doutorado em Ciência em Planejamento Energético) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FIRJAM, IFDM e Indicadores para Itatiba, 2010. Disponível em: <http://www.firjan.org.br/ifdm/consulta-ao-indice/consulta-ao-indice-grafico.htm?UF=SP&IdCidade=352340&Indicador=1&Ano=2010>. Acesso em: 14 de abril, 2018.
GOBE, A. C.; MOREIRA, J. C. T.; PEREZ, M. C.; CARRAMENHA, P. R. C.; PASQUALE, P. P. Gerência de produtos. São Paulo: Saraiva, 2004. 258 p.
INTERRANTE, L. V.; HAMPDEN-SMITH, M. J. Chemistry of Advanced Materials: An Overview, Wiley-VCH: New York, 1998
MARTINS, P. G; LAUGENI, F. P. Administração da produção. Saraiva: 2005.
NASCIMENTO, L. S.; NASCIMENTO, P. F. P.; PEREIRA, K. I. A.; SOARES, SOUZA, D. C.; M. C. L. Planejamento de um Sistema de Gestão Ambiental: Estudo de Caso em uma Microempresa Moveleira. XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção
(Enegep), 2013.
POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SOLIDOS. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/pol%C3%ADtica-de-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos > . Acesso em 15 abril, 2018.
PPC. Projeto Pedagógico Curso de Engenharia de Produção. Universidade São Francisco (USF), v. 1, 2013.
SPERANDIO, S. A.; GASPAR, M. A. Gestão Socioambiental em Empresas Industriais. Rev. Adm. UFSM, Santa Maria, v. 2, n. 1, p. 21-40, jan./abr. 2009.
VAN VLACK, L. H. Princípios de Ciência e Tecnologia dos Materiais. 11. ed. Rio de Janeiro: Campus, 567 p., 1984.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).