PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM RELAÇÃO A UM NOVO MODELO DE QUADRO BEIRA LEITO DE IDENTIFICAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOBRE O PACIENTE EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v4i2.211Resumen
A internação em Unidade de Terapia Intensiva, implica em um cuidado capacitado e sistemático, uma vez que sua rotina exige alta tecnicidade, sendo considerado um cenário de alto risco, além disso internações neste ambiente são consideradas críticas, com eminente risco de morte, que requerem ações rápidas e precisas, além de inúmeros procedimentos. Justamente por sua peculiaridade assistencial os riscos de eventos adversos encontram-se exacerbado. Assim faz-se necessário a elaboração de estratégias alternativas para garantir a segurança do paciente, qualidade assistencial e um cuidado livre de danos. Frente às características singulares presentes na prática clínica das Unidades de Terapia Intensiva, que muitas vezes, são fatores que implicam na segurança do paciente, como na prática de identificação e comunicação, este estudo teve como objetivo avaliar a percepção da equipe de enfermagem frente a um novo modelo de quadro beira leito de identificação e comunicação sobre o paciente, implementado em uma Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Universitário do interior de São Paulo. O trabalho tratou-se de uma pesquisa de campo, exploratória, de natureza quantitativa. Os resultados encontrados evidenciaram que na percepção da amostra o quadro se faz efetivo ao que se propõe em identificar os pacientes e realizar a comunicação sobre o mesmo, principalmente no que se diz respeito aos riscos que este está exposto, as boas práticas, e dispositivos em uso. Porém a segurança do paciente, relacionada à sua correta identificação e comunicação somente será bem sucedida com o comprometimento das equipes envolvidas nas ações descritas nas rotinas dos protocolos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).