APLICATIVO MOBILE DE ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES VISUAIS EM AMBIENTES INTERNOS
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v5i1.216Resumen
O desenvolvimento de uma solução para geolocalização em ambientes internos vem sendo cada vez mais necessário para amenizar dificuldades vivenciadas por pessoas com deficiência visual. Em estudos anteriores feitos para tentar encontrar uma resposta para este problema, usou-se a metodologia baseada na identificação de etiquetas (TAG) por sensores, contudo, observou-se algumas dificuldades em relação à comunicação entre os componentes pertencentes do sistema e o usuário, sendo a obstrução dos marcadores o maior dos problemas. Baseando-se nisso, a proposta da solução foi utilizar um sistema que emprega o uso de beacons como pontos de acesso para determinar a localização do utilizador, onde, um aplicativo em um aparelho móvel será o responsável por realizar a comunicação e monitoramento destes dispositivos. A utilização deste método apresentou maior usabilidade com relação ao uso de marcadores físicos, pois necessita de menos esforço por parte do usuário no encontro dos marcadores e não possui interferências por obstrução de objetos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).