BRONQUIOLITE VIRAL AGUDA: QUAIS AS COMPROVAÇÕES DOS BENEFÍCIOS, MALEFÍCIOS OU NÃO-MALEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA COMO ADJUVANTE DO TRATAMENTO?
ACUTE VIRAL BRONCHIOLITIS: WHAT IS THE EVIDENCE OF THE BENEFITS, HERMFUL OR NON-MALEFITIES OF RESPIRATORY PHYSIOTHERAPY AS A TREATMENT ADDITIVE?
DOI:
https://doi.org/10.24933/e-usf.v6i2.239Resumen
RESUMO. A bronquiolite viral aguda (BVA) é uma doença inflamatória do trato respiratório inferior que afeta, principalmente, crianças nos primeiros 2 anos de vida, com pico de incidência aos 6 meses de idade. O objetivo dessa revisão bibliográfica integrativa foi identificar na literatura se há evidências que corroboram com benefícios na utilização da Fisioterapia Respiratória como adjuvante no tratamento da Bronquiolite Viral Aguda, assim como evidências de malefícios da utilização das técnicas ou se na literatura apenas verifica-se o não malefício das técnicas. Foram realizadas pesquisas de artigos nas bases de dados eletrônicas, nacionais e internacionais, PEDro, PubMed e SciELO. Os artigos deveriam atender aos critérios de inclusão e, posteriormente, analisados por três autores e selecionados de acordo com o seu tema, resumo e com base na leitura de cada artigo, de forma progressiva. Notou-se que as técnicas de fisioterapia respiratória podem não ter um benefício esclarecido, mas demonstram-se seguras para serem aplicadas, sendo que os recursos são mais indicados para casos de leves a moderados.
Palavras-chave: Bronquiolite Viral Aguda; Fisioterapia Respiratória; Tratamento; Oxigênio; Percussão; Lactente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).