A INCLUSÃO ESCOLAR EM UM MUNICÍPIO PAULISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v1i1.28Resumen
O presente estudo traz resultados de uma pesquisa de iniciação científica que abordou o tema da inclusão escolar de alunos com deficiência e teve como objetivo mapear as condições de implantação e funcionamento da política de inclusão escolar em um município do interior paulista. O trabalho de campo foi desenvolvido entre agosto de 2016 e junho de 2017. Os dados foram coletados mediante entrevistas com o responsável pelo setor de educação especial e relatos de alunas de um Curso de Pedagogia que realizam estágio nas escolas do município e têm a função de auxiliares de sala, atendendo aos alunos com deficiências. Todos os dados foram registrados em diário de campo. Os resultados revelam que há no município um setor de educação especial, composto por profissionais de diferentes áreas, responsável pelo atendimento educacional especializado dos alunos que frequentam as salas comuns. No segundo semestre de 2016, esse setor atendia 1820 crianças com alguma deficiência ou dificuldades de aprendizagem. Nas salas de aulas comuns das escolas municipais, os alunos com deficiências são, em sua maioria, acompanhados por auxiliares de sala. Não há um trabalho colaborativo entre os professores da sala comum e os profissionais responsáveis pela Educação Especial. Os achados corroboram com dados de outros estudos que apontam que a educação de alunos com deficiências continua ocorrendo em parelelo à educação geral e que alunos com deficiências nas salas comuns estão alijados de aprenderem conteúdos escolares, fazendo atividades simplificadas e com pouca interação com o restante da turma.
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