ESTIMULANDO REFLEXÕES SOBRE O AGRONEGÓCIO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.24933/e-usf.v7i1.295Palabras clave:
agronegócio, diálogo, reflexõeResumen
Ainda há na sociedade uma visão arcaica de que o agronegócio brasileiro só apresenta malefícios para a sociedade, assim, a escola como instituição formadora de cidadãos críticos e reflexivos, deve oferecer um espaço dialógico para o debate de ideias e conhecimentos sobre a temática. Para tanto, o objetivo deste trabalho foi aplicar uma sequência didática de doze aulas com alunos de uma escola pública, localizada no interior do estado de São Paulo, versando sobre a dinâmica do agronegócio no Brasil, e como este pode auxiliar o país a atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas. No início, averiguamos as concepções iniciais dos alunos e, assim, após esta etapa, começamos a dialogar sobre o agronegócio no país, e os objetivos supracitados, e ao final da sequência didática, os alunos deveriam apresentar o que aprenderam na forma de texto ou vídeo. Os principais resultados demonstraram que os alunos tinham concepções repulsivas quanto ao agronegócio, e desconheciam, de forma efetiva, sua importância e significância, e a sequência didática favoreceu que os alunos compreendessem ambos os lados. Assim, a principal conclusão obtida é que nos espaços formativos faz-se necessário apresentar aos alunos a globalidade dos fenômenos, para que eles possam refletir, com base em fatos e evidências, e tomar decisões e posicionamentos mais coerentes e condizentes com a realidade.
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