A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA PREVENÇÃO DO USO ABUSIVO DE BENZODIAZEPÍNICOS ENTRE MULHERES
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v2i1.79Resumen
Os benzodiazepínicos são fármacos utilizados para tratamento dos sintomas da ansiedade e como indutor do sono. Sendo assim, seu uso adequado pode trazer diversos benefícios para o paciente, porém o seu uso abusivo pode trazer sérias consequências como intoxicação e dependência. O uso abusivo de medicamentos como os benzodiazepínicos vem sendo cada vez mais motivo de importante preocupação para a área da saúde pública. O uso abusivo de benzodiazepínicos é predominante entre as mulheres, esse fator pode ser explicado pelo fato de que vivem mais e pelo maior contato com os serviços de saúde em relação aos homens. A carência de informações sobre o medicamento e tratamento entre as pacientes é considerado um importante fator contribuinte para o uso abusivo de benzodiazepínicos. Este último pode ser revertido através do conjunto de atividades que envolvem a atenção farmacêutica, desde a interação direta do farmacêutico com o paciente durante o momento da dispensação e no acompanhamento do tratamento até a interação do mesmo com a equipe de saúde.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-12-10
Cómo citar
MORAES, D. A., & VELOSO, R. V. (2018). A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA PREVENÇÃO DO USO ABUSIVO DE BENZODIAZEPÍNICOS ENTRE MULHERES. Ensaios USF, 2(1), 14–21. https://doi.org/10.24933/eusf.v2i1.79
Número
Sección
Ciências Biológicas e da Saúde
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).