O promissor potencial dos compostos canabinóides no tratamento ao câncer.
DOI:
https://doi.org/10.24933/e-usf.v7i1.232Resumo
Este trabalho teve como principal objetivo despertar o interesse na busca de novas alternativas de tratamento para os mais variados tipos de câncer, considerando o grande volume de acometimentos desta doença em âmbito mundial, e pelo alto grau de letalidade que ela acarreta. Como os tratamentos convencionais não vêm alcançando resultados desejados na maior parte da população diagnosticada, pois impõem manifestações físicas adversas severas aos pacientes e em determinados tipos de tumores não são capazes de interromper o processo de proliferação do câncer, por estas razões, novas opções de terapias para controle da doença se fazem necessárias. No sentido de buscar tratamentos que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida destes pacientes, e até mesmo a interrupção do processo tumoral, ampliam-se os estudos e pesquisas no cenário internacional, que vêm demonstrando um alto potencial terapêutico para substâncias derivadas do cânhamo, denominadas compostos canabinóides, que são interpretadas pelo sistema nervoso central, através do sistema endocanabinóide e seus receptores, que em recentes estudos vêm apontando a capacidade destas substâncias de induzir a apoptose em células tumorais de uma grande variedade de linhas de câncer. Desta forma este trabalho realizou uma revisão bibliográfica sobre o potencial antitumoral dos compostos canabinóides.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).