A IMPORTÂNCIA DA CAPACIDADE DO PROCESSO PRODUTIVO
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v2i1.35Resumo
O objetivo deste trabalho é avaliar a capabilidade no processo produtivo para aprovação de uma melhoria de processo em uma empresa fornecedora de transmissões mecânica para veículos automotores. A melhoria consiste em verificar se um equipamento de torno de controle numérico é capaz de executar o processo de torneamento duro de engrenagens com corte interrompido para substituir o processo de retífica que é utilizada no processo e não atende às normas de segurança, devendo ser substituída por um equipamento novo ou ser reformada para adequação, conforme a norma de segurança NR12. Segundo o manual dos fabricantes de autopeças, sempre que houver qualquer alteração na forma de processamento dos produtos, é necessário a aprovação do PPAP (Processo de Aprovação da Peça de Produção). Desta forma, o estudo foi feito de maneira exploratória em 3 testes com tipos de insertos de usinagem diferentes com objetivo de verificar qual situação teria o melhor resultado para aprovação dos índices de capabilidade de processo (Cp e Cpk). O terceiro tipo de inserto foi o que obteve o melhor resultado em relação à durabilidade e variação de medidas, atendendo aos valores de Cp e Cpk necessários para aprovação do processo. A importância deste trabalho é mostrar que o processo de torneamento duro é capaz de atender os requisitos de qualidade com equipamento disponibilizado internamente, e evitar custos desnecessários na compra de um equipamento novo ou na reforma da retífica para adequação junto a norma NR12.
Downloads
Referências
BISSOLI, Ferramentas de Usinagem. Produtos. Insertos. Disponível em: <http://bissoliferramentas.com/produto/inserto-tpkn/>. Acesso em 18 de setembro de 2017.
CORPORATION, D.C., COMPANY, F.M, CORPORATION, G.M. Manual de Referência do Controle Estatístico do Processo – CEP, 2.ed., IQA, São Paulo, 2005.
EATON DIVISÃO DE TRANSMISSÕES. Produtos e Soluções. Veículos. Produtos e Serviços. Transmissões Mecânicas Leves. Disponível em: < http://www.eaton.com.br/EatonBR/ProductsSolutions/Vehicle/ProductsServices/Transmiss%C3%B5es/PCT_503783> Acesso em 22 de outubro de 2017.
Guia Trabalhista. Segurança e Saúde. NR12 - Máquinas e Equipamentos. Disponível em: <http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr12.htm>. Acesso em 10 de agosto de 2017.
Ministério do Trabalho e Emprego. Legislação. Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT. Disponível em: <http://acesso.mte.gov.br/legislacao>. Acesso em 06 de outubro de 2017.
MAXIMIANO, A.C.A. Introdução a administração. 8. ed. rev. e ampl. São Paulo. Atlas. 2011.
MARTINS, P.G, LAUGENI, F.P. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo. Saraiva. 2015.
MITSUBISHI MATERIALS NO BRASIL. Informações Técnicas. Formulas. Introdução. O que é usinagem. Disponível em: http://www.mmbr-carbide.com.br/technical_information/tec_guide/tec_guide_carbide. Acesso em 27 de setembro de 2017.
OLIVEIRA, J.B., SOUTO, R.R., MAIA, R.D.A, MEIRA, J.A., LIMA, V.S.P. Análise da Capabilidade de um Processo: Um Estudo de Caso Baseado nos Indicadores Cp e Cpk. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXXI., 2011, Belo Horizonte. Artigo, Belo Horizonte, UFCG, 2011. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2011_tn_sto_136_863_19320.pdf>. Acesso em 02 de março de 2017.
Portal PPAP. Processo de Aprovação de Peças de Produção. O que é PPAP. Disponível em:<http://www.ppap.com.br/website/index.html>. Acesso em 10 de agosto de 2017.
Portal de Conhecimentos. Conteúdo. Índices de Capabilidade do Processo (Cp, Cpk). Disponível em: <http://www.portaldeconhecimentos.org.br/index.php/por/Conteudo/Indices-de-Capabilidade-do-Processo-Cp-CpK>. Acesso em 14 de agosto de 2017.
Slide Player. Avarias e Desgaste da Ferramenta. Disponível em: < http://slideplayer.com.br/slide/3693295>. Acesso em 14 de setembro de 2017.
Slide Player. Processo de Retificação. Disponível em: <http://slideplayer.com.br/slide/11835903/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).