Caracterização das disciplinas de neuropsicologia em cursos de psicologia do estado de São Paulo: desafios para a formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/e-usf.v9i1.479

Palavras-chave:

Neuropsicologia, Psicologia, Ensino, Universidades

Resumo

A Neuropsicologia foi reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia como especialidade em 2004, tendo apresentado um avanço crescente nos últimos anos. Durante a graduação, os estudantes têm contato com essa área em componentes curriculares específicos, geralmente teóricos. Contudo, os aspectos práticos são abordados de forma superficial. Este estudo teve como objetivo analisar as características das disciplinas de Neuropsicologia nos cursos de Psicologia do Estado de São Paulo. Foi realizada uma análise documental dos currículos de 132 instituições de ensino superior, públicas e privadas, localizadas no Estado de São Paulo. Foram coletadas informações sobre a oferta de disciplinas relacionadas à Neuropsicologia, incluindo nome, carga horária, modalidade (presencial, EaD e híbrida), semestre de oferta e enfoque teórico/prático. Os resultados apontam para uma presença significativa dessas disciplinas nos cursos de formação. A predominância de componentes presenciais e teóricos sugere uma abordagem mais tradicional de ensino. Contudo, a diversidade de nomenclaturas e a falta de padronização na carga horária e nos conteúdos das disciplinas indicam desafios para a formação.

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Biografia do Autor

Vanessa de Oliveira Antonelli, Universidade São Francisco (USF)

Estudante do Curso de Psicologia e membro do Projeto de Extensão Universitária “Avaliação Neuropsicológica de Crianças e Adolescentes”, Universidade São Francisco (USF).

Gabriel Capitanio Ramos de Aragão, Universidade São Francisco (USF)

Estudante do Curso de Psicologia e membro do Projeto de Extensão Universitária “Avaliação Neuropsicológica de Crianças e Adolescentes”, Universidade São Francisco (USF).

Vitória Carolina Dias de Oliveira, Universidade São Francisco (USF)

Estudante do Curso de Psicologia e membro do Projeto de Extensão Universitária “Avaliação Neuropsicológica de Crianças e Adolescentes”, Universidade São Francisco (USF).

Ricardo Franco de Lima, Universidade São Francisco - USF

Professor do curso de Psicologia. Colaborador do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia. Coordenador do Projeto de Extensão, Universidade São Francisco (USF).

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Publicado

2025-09-16

Como Citar

de Oliveira Antonelli, V., Capitanio Ramos de Aragão, G., Carolina Dias de Oliveira, V., & de Lima, R. F. (2025). Caracterização das disciplinas de neuropsicologia em cursos de psicologia do estado de São Paulo: desafios para a formação. Ensaios USF, 9(1). https://doi.org/10.24933/e-usf.v9i1.479

Edição

Seção

Extensão