Caracterização das disciplinas de neuropsicologia em cursos de psicologia do estado de São Paulo: desafios para a formação
DOI:
https://doi.org/10.24933/e-usf.v9i1.479Palavras-chave:
Neuropsicologia, Psicologia, Ensino, UniversidadesResumo
A Neuropsicologia foi reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia como especialidade em 2004, tendo apresentado um avanço crescente nos últimos anos. Durante a graduação, os estudantes têm contato com essa área em componentes curriculares específicos, geralmente teóricos. Contudo, os aspectos práticos são abordados de forma superficial. Este estudo teve como objetivo analisar as características das disciplinas de Neuropsicologia nos cursos de Psicologia do Estado de São Paulo. Foi realizada uma análise documental dos currículos de 132 instituições de ensino superior, públicas e privadas, localizadas no Estado de São Paulo. Foram coletadas informações sobre a oferta de disciplinas relacionadas à Neuropsicologia, incluindo nome, carga horária, modalidade (presencial, EaD e híbrida), semestre de oferta e enfoque teórico/prático. Os resultados apontam para uma presença significativa dessas disciplinas nos cursos de formação. A predominância de componentes presenciais e teóricos sugere uma abordagem mais tradicional de ensino. Contudo, a diversidade de nomenclaturas e a falta de padronização na carga horária e nos conteúdos das disciplinas indicam desafios para a formação.
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