BRUXISMO INFANTIL: FATORES ETIOLOGICOS, CONSEQUENCIAS E TRATAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v5i2.207Abstract
O bruxismo é um hábito parafuncional definido pelo ato de ranger e apertar os dentes de forma voluntária e/ou involuntaria, ocorre tanto de dia como à noite durante o sono, podendo acarretar danos ao sistema estomatognático. Muito recorrente na odontologia pode ocorrer já nos primeiros anos de vida de um paciente. As causas etiológicas são variadas e por isso é difícil se fazer um diagnóstico preciso, entre elas pode se citar fatores locais, sistêmicos, hereditários, psicossociais e comportamentais. Como não existe uma única etiologia para o bruxismo, as formas de tratamento são diferentes e individualizadas para cada paciente. O diagnóstico em crianças precisar ser realizado precocemente, a fim de prevenir danos e assim proporcionar o bem estar geral do paciente. Essa breve revisão de literatura tem por objetivo explorar as etiologias, o tratamento do bruxismo infantil, além das consequências que este hábito traz para o dia dos pacientes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).