WHATSAPP COMO ESTRATÉGIA INOVADORA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Authors

  • Marcelo César Zanesco Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.24933/eusf.v1i1.40

Abstract

Introdução: A utilização de recursos inovadores para transmitir o conhecimento de forma diferenciada e que alcance os objetivos pretendidos encontra-se num processo crescente e em rápido avanço. A busca por metodologias ativas ou técnicas de ensino-aprendizagem mais apropriadas deve ser uma constante no pensamento daqueles que estão envolvidos com a docência, uma vez que o perfil do acadêmico muda sistematicamente ao longo das gerações. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi descrever as estratégias e ferramentas metodológicas inovadoras no processo ensino-aprendizagem utilizadas no 3º semestre do Curso da Farmácia no ano de 2016. Metodologia: O procedimento empregado foi analisar dados coletados da consulta retrospectiva das atividades realizadas pelo grupo de estudos via aplicativo WhatsApp Messenger, desenvolvidas no primeiro semestre de 2016, onde eram postadas histórias clínicas com disfunções orgânicas de pacientes fictícios, juntamente com reflexões e questionamentos sobre o assunto abordado. Resultados: O formato instantâneo e automático do modelo Aplicativo WhatsApp Messenger proporcionou acesso de informações à todos os participantes do grupo, sendo eles participantes ativos ou passivos, no tempo e no espaço que os mesmos desejavam. Conclusão: A estratégia norteada por duas ferramentas, ou seja, a criação de personagens fictícios com disfunções orgânicas para estimular o interesse e as discussões no grupo de estudos via o aplicativo WhatsApp Messenger mostrou ser válida para o processo de ensino-aprendizagem como sendo uma das metodologias mais atraentes, interativas e motivadoras.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-12-18

How to Cite

Zanesco, M. C. (2017). WHATSAPP COMO ESTRATÉGIA INOVADORA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Ensaios USF, 1(1), 215–225. https://doi.org/10.24933/eusf.v1i1.40

Issue

Section

Educação e Ensino