WHATSAPP COMO ESTRATÉGIA INOVADORA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v1i1.40Resumen
Introdução: A utilização de recursos inovadores para transmitir o conhecimento de forma diferenciada e que alcance os objetivos pretendidos encontra-se num processo crescente e em rápido avanço. A busca por metodologias ativas ou técnicas de ensino-aprendizagem mais apropriadas deve ser uma constante no pensamento daqueles que estão envolvidos com a docência, uma vez que o perfil do acadêmico muda sistematicamente ao longo das gerações. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi descrever as estratégias e ferramentas metodológicas inovadoras no processo ensino-aprendizagem utilizadas no 3º semestre do Curso da Farmácia no ano de 2016. Metodologia: O procedimento empregado foi analisar dados coletados da consulta retrospectiva das atividades realizadas pelo grupo de estudos via aplicativo WhatsApp Messenger, desenvolvidas no primeiro semestre de 2016, onde eram postadas histórias clínicas com disfunções orgânicas de pacientes fictícios, juntamente com reflexões e questionamentos sobre o assunto abordado. Resultados: O formato instantâneo e automático do modelo Aplicativo WhatsApp Messenger proporcionou acesso de informações à todos os participantes do grupo, sendo eles participantes ativos ou passivos, no tempo e no espaço que os mesmos desejavam. Conclusão: A estratégia norteada por duas ferramentas, ou seja, a criação de personagens fictícios com disfunções orgânicas para estimular o interesse e as discussões no grupo de estudos via o aplicativo WhatsApp Messenger mostrou ser válida para o processo de ensino-aprendizagem como sendo uma das metodologias mais atraentes, interativas e motivadoras.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).