BNCC – DO LETRAMENTO MATEMÁTICO À EQUIDADE E IGUALDADE, POSSÍVIES SIGNIFICAÇÕES PRODUZIDAS
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v1i1.57Abstract
Uma das maiores discussões que integra o atual cenário educacional do país se constitui na definição do que deve ser ensinado aos alunos em cada ano/série, assim como quanto às metodologias a serem empregadas para tais objetivos. Diante disto, o que se observa é uma grande disparidade quanto às soluções elaboradas por diferentes entidades para responder estes questionamentos. Em meio a tais conflitos, surge o documento Base Nacional Comum Curricular, o qual visaria a implantação de um cenário mais uniforme entre as diferentes redes de ensino. Especificamente, quando nos direcionamos as definições voltadas ao âmbito da educação matemática, o conceito de letramento matemático surge como importante aporte teórico, a medida que direciona a concepção de ensino e aprendizagem que a que se propõe o documento objeto de observação. Outro fator muito presente durante toda a redação do documento analisado consiste na utilização dos termos equidade e igualdade. Desta forma, o presente artigo propõe o desenvolvimento de uma análise do discurso produzido pelo documento, com base nas teorias do círculo bakhtiniano, em torno das possíveis significações produzidas pela utilização dos termos letramento matemático, equidade e igualdade.
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