BNCC – DO LETRAMENTO MATEMÁTICO À EQUIDADE E IGUALDADE, POSSÍVIES SIGNIFICAÇÕES PRODUZIDAS
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v1i1.57Resumen
Uma das maiores discussões que integra o atual cenário educacional do país se constitui na definição do que deve ser ensinado aos alunos em cada ano/série, assim como quanto às metodologias a serem empregadas para tais objetivos. Diante disto, o que se observa é uma grande disparidade quanto às soluções elaboradas por diferentes entidades para responder estes questionamentos. Em meio a tais conflitos, surge o documento Base Nacional Comum Curricular, o qual visaria a implantação de um cenário mais uniforme entre as diferentes redes de ensino. Especificamente, quando nos direcionamos as definições voltadas ao âmbito da educação matemática, o conceito de letramento matemático surge como importante aporte teórico, a medida que direciona a concepção de ensino e aprendizagem que a que se propõe o documento objeto de observação. Outro fator muito presente durante toda a redação do documento analisado consiste na utilização dos termos equidade e igualdade. Desta forma, o presente artigo propõe o desenvolvimento de uma análise do discurso produzido pelo documento, com base nas teorias do círculo bakhtiniano, em torno das possíveis significações produzidas pela utilização dos termos letramento matemático, equidade e igualdade.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12ª ed. São Paulo: HUCITEC, 2006.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCCpublicacao.pdf. Acesso em: 20.11.2017
_________. Constituição Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm Acesso em: 20.11.2017.
_________. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: resolução N° 4 de 13 de julho de 2010. Disponível em: http:// http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6704-rceb004-10-1&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20.11.2017.
_________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. 9.394. 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 20.11.2017.
_________. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 20.11.2017.
DICIONÁRIO. Aulete. Rio de Janeiro: Lexikin Editora Digital. 2016. Disponível em: http://www.aulete.com.br/site.php?mdl=aulete_digital. Acesso em 20.11.2017
KLEIMAN, Ângela. Introdução: o que é letramento? In: KLEIMAN, Ângela (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social de escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
MACEDO, Elizabeth. Base nacional curricular comum: a falsa oposição entre conhecimento para fazer algo e conhecimento em si. Educ. rev. [on line]. 2016, vol. 32, n.2, p. 45-68. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698153052. Acesso em: 20.11.2017
MEDEIROS, Jânio Elpídio de. Projeto de letramento matemático: indicadores para a docência. 2016. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
MOREIRA, Kátia Gabriela. A sala de aula de Matemática de um 1° ano do Ensino Fundamental: contexto de problematização e produção de significados. 2015. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba, 2015.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler e aprender matemática: In: Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. 204 p.
STREET, BRIAN V. Os novos estudos sobre o letramento: histórico e perspectivas. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (Orgs.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).