ANÁLISE DA ADSORÇÃO DE DICLOFENACO SÓDICO NA ÁGUA PELA CASCA DE BANANA COM AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE UTILIZANDO A ESPÉCIE DE ALFACE LACTUCA SATIVA (PLANTAE, MAGNOLIOPHYTA)
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v5i1.214Resumen
A contaminação das águas por compostos químicos complexos, tais como os fármacos têm causado grande preocupação entre os ambientalistas, devido à sua elevada persistência em meio aquoso e por não serem removidos de forma eficiente por sistemas convencionais de tratamento de água. Desse modo, este estudo buscou avaliar o potencial da casca de banana na remoção do fármaco diclofenaco sódico na água através do processo de bioadsorção. Para tanto, foi avaliada a toxicidade do fármaco através de dois ensaios de fitotoxicidade utilizando como organismo-teste sementes de Lactuca sativa (alface), onde os parâmetros avaliados foram o número de sementes germinadas e o crescimento das radículas, sendo que tais bioensaios foram realizados antes e depois dos testes de bioadsorção. Além disso, foi realizado a análise de DQO das amostras estudadas. Foram testadas duas amostras de água (CB1 e CB2) contendo diclofenaco na concentração inicial de 0,375 g/l com o bioadsorvente casca de banana em diferentes quantidades, (m = 0,5 e 1,0 g), respectivamente, através da agitação das amostras e posterior filtração à vácuo. A partir dos resultados obtidos, foi possível verificar que o fármaco analisado pode causar efeitos negativos ao crescimento das radículas e germinação das sementes de alface a partir de uma concentração de 0,375 g/l. Entretanto, constatou-se um aumento significativo no crescimento (88,7% e 89,2%) e germinação (8,7% e 12,5%) das radículas com as amostras tratadas (CB1 e CB2). Ademais, houve aumento significativo da DQO das amostras tratadas em relação as amostras brutas. Concluiu-se que, são necessários estudos mais aprofundados acerca da redução da toxicidade e do potencial de remoção do diclofenaco sódico na água através do bioadsorvente casca de banana em um processo de bioadsorção.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).