O PROFESSOR-GESTOR – UMA ANÁLISE ENTRE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24933/e-usf.v7i1.308

Palabras clave:

Professor; Gestor; Administração; Gestão; Ensino Superior

Resumen

O presente artigo, tem por objetivo geral discutir o papel do professor-gestor na educação superior. Os novos desafios competitivos e a implementação de estratégias para vencer a concorrência, hoje mais acirrada, reformula os atuais modelos de negócios e fazem de seus gestores peças fundamentais para o alcance dos objetivos. Surge então a figura do professor-gestor, do qual será exigida a capacidade de gerenciamento para alcançar um desempenho organizacional satisfatório, de forma eficiente e eficaz. Este artigo baseia-se nas análises bibliográficas e referenciais teóricos que apresentam os conceitos da administração e da gestão, e suas aplicações. A metodologia é de abordagem exploratória, tendo como investigação de base os referenciais teóricos sobre o tema, bem como a aplicação prática de tais conceitos no ensino superior através dos papéis exercidos pelo professor-gestor. As instituições de ensino superior, preocupadas em oferecer cursos atrativos, sob o ponto de vista profissional e estratégico, devem promover ações continuadas de formação em gestão para estes professores, que acumulam muitas vezes funções distintas no campo de atuação. Cabe ao professor-gestor manter-se atualizado e disposto a enfrentar os embates ocasionados, ora pela própria concorrência entre instituições, ora pelas exigências de formação profissional em seus cursos. A função exigirá preparo e dedicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Dourado da Silva, UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Mestre em Educação (2022) pela Universidade São Francisco (Conceito CAPES 5). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Francisco (1998). Especialização em Gestão de Negócios. Atua como professor titular da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Empresarial e Logística. Atualmente coordena os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da USF na modalidade à distância. (

Márcia Aparecida Amador Mascia, USF

Professora

Citas

BARBOSA, Milka Alves Correia; MENDONÇA, José Ricardo Costa de; CASSUNDÉ,

Fernanda Roda de Souza Araujo. A Interação entre o papel de professor-gestor e

competências gerenciais: percepções dos professores de uma universidade federal. Revista

Organizações em Contexto. v. 12, n. 23, p. 287-325, 2016. Disponível em: <

http://www.spell.org.br/documentos/ver/41586/a-interacao-entre-o-papel-de-professorgestor-

e-competencias-gerenciais--percepcoes-dos-professores-de-uma-universidadefederal->.

Acesso em: 20 jul. 2022.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BES, Pablo; TOLEDO, Maria Elena Roman de O. Gestão de processos educacionais não escolares. Porto Alegre: Grupo A, 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

_____. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HITT, Michael A. Administração estratégica: competitividade e globalização: conceitos / Michael A. Hitt, R. Duane Ireland, Robert E. Hoskisson, - São Paulo, SP: Cengage, 2018

LAZZARATO, Maurizio; NEGRI, Antonio. Trabalho imaterial. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. P. 25-42.

MAXIMIANO, Antonio Cesar A. Introdução à Administração, 8ª edição. São Paulo: Grupo GEN, 2012

PAGLIUSO, Antônio T.; SPIEGEL, Thais; CARDOSO, Rodolfo. Gestão organizacional - 1ª edição. São Paulo. Editora Saraiva, 2010.

SARAIVA, Karla; VEIGA-NETO, Alfredo. Modernidade líquida, capitalismo cognitivo e educação contemporânea. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 34, n. 2, maio/ago 2009. p. 187-201. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-

&lng=es&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 17 abr. 2022.

SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006

SOBRAL, Filipe. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro / Filipe Sobral, Alketa Peci, - 2.ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

Publicado

2023-08-01

Cómo citar

Dourado da Silva, R., & Aparecida Amador Mascia, M. (2023). O PROFESSOR-GESTOR – UMA ANÁLISE ENTRE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO NO ENSINO SUPERIOR. Ensaios USF, 7(1). https://doi.org/10.24933/e-usf.v7i1.308

Número

Sección

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas