O PROFESSOR-GESTOR – UMA ANÁLISE ENTRE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.24933/e-usf.v7i1.308Palabras clave:
Professor; Gestor; Administração; Gestão; Ensino SuperiorResumen
O presente artigo, tem por objetivo geral discutir o papel do professor-gestor na educação superior. Os novos desafios competitivos e a implementação de estratégias para vencer a concorrência, hoje mais acirrada, reformula os atuais modelos de negócios e fazem de seus gestores peças fundamentais para o alcance dos objetivos. Surge então a figura do professor-gestor, do qual será exigida a capacidade de gerenciamento para alcançar um desempenho organizacional satisfatório, de forma eficiente e eficaz. Este artigo baseia-se nas análises bibliográficas e referenciais teóricos que apresentam os conceitos da administração e da gestão, e suas aplicações. A metodologia é de abordagem exploratória, tendo como investigação de base os referenciais teóricos sobre o tema, bem como a aplicação prática de tais conceitos no ensino superior através dos papéis exercidos pelo professor-gestor. As instituições de ensino superior, preocupadas em oferecer cursos atrativos, sob o ponto de vista profissional e estratégico, devem promover ações continuadas de formação em gestão para estes professores, que acumulam muitas vezes funções distintas no campo de atuação. Cabe ao professor-gestor manter-se atualizado e disposto a enfrentar os embates ocasionados, ora pela própria concorrência entre instituições, ora pelas exigências de formação profissional em seus cursos. A função exigirá preparo e dedicação.
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