A APENDICITE AGUDA: REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v6i1.242Abstract
A apendicite aguda é uma patologia caracterizada pela inflamação no apêndice, tratando-se de um quadro muito frequente quando há uma obstrução na luz apendicular, geralmente causada por fecálito (material fecal endurecido), hiperplasia linfoide e infecções parasitárias. O diagnóstico para apendicite aguda é clínico e o tratamento é realizado a partir da cirurgia para a retirada do apêndice, denominada apendicectomia. A principal complicação que pode ocorrer, caso o tratamento seja tardio, é a ruptura da parede do apêndice, fazendo com que haja um extravasamento de fezes e/ou pus na cavidade peritoneal, podendo resultar em formação de abscesso, sepse e óbito. O objetivo deste estudo foi avaliar e sintetizar os resultados obtidos a partir de um levantamento bibliográfico sobre essa patologia. Para isso, foram revisados diversos artigos científicos sobre o tema, sendo obtidos como resultados a definição de apendicite aguda, que afeta indivíduos de qualquer faixa etária e gênero, contudo, tem predominância entre adultos jovens, além de formas de diagnóstico, sendo estes por imagem, clínico e por meio de exames. Foi concluído que a apendicite aguda é uma patologia muito comum, seu diagnóstico é principalmente clínico e seu tratamento é por meio da “apendicectomia”, tanto o diagnóstico quanto o tratamento devem ser realizados precocemente visando evitar complicações.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).