A APENDICITE AGUDA: REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.24933/eusf.v6i1.242Resumen
A apendicite aguda é uma patologia caracterizada pela inflamação no apêndice, tratando-se de um quadro muito frequente quando há uma obstrução na luz apendicular, geralmente causada por fecálito (material fecal endurecido), hiperplasia linfoide e infecções parasitárias. O diagnóstico para apendicite aguda é clínico e o tratamento é realizado a partir da cirurgia para a retirada do apêndice, denominada apendicectomia. A principal complicação que pode ocorrer, caso o tratamento seja tardio, é a ruptura da parede do apêndice, fazendo com que haja um extravasamento de fezes e/ou pus na cavidade peritoneal, podendo resultar em formação de abscesso, sepse e óbito. O objetivo deste estudo foi avaliar e sintetizar os resultados obtidos a partir de um levantamento bibliográfico sobre essa patologia. Para isso, foram revisados diversos artigos científicos sobre o tema, sendo obtidos como resultados a definição de apendicite aguda, que afeta indivíduos de qualquer faixa etária e gênero, contudo, tem predominância entre adultos jovens, além de formas de diagnóstico, sendo estes por imagem, clínico e por meio de exames. Foi concluído que a apendicite aguda é uma patologia muito comum, seu diagnóstico é principalmente clínico e seu tratamento é por meio da “apendicectomia”, tanto o diagnóstico quanto o tratamento devem ser realizados precocemente visando evitar complicações.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).