MÉTODOS CONTRACEPTIVOS: DIFICULDADES DE ADESÃO NO PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Carolina Terumi Araújo Sato Miranda Universidade São Francisco
  • Darlene Beretta
  • Gustavo Gimenes

DOI:

https://doi.org/10.24933/eusf.v5i2.177

Resumo

Introdução: métodos contraceptivos são maneiras, que envolvem uso de medicamentos, cirurgias, modos comportamentais e alguns objetos que têm o objetivo de prevenir/evitar a gravidez. As causas que cercam a dificuldade de adesão aos métodos contraceptivos são diversas. Metodologia: o presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo de caráter transversal, exploratório-descritiva quantitativa. Resultados: A escola é um ambiente adequado para realizar a educação em saúde, e trabalhar este assunto, sendo que é o período em que os adolescentes geralmente iniciam a vida sexual. Os adolescentes relatam que não possuem um amplo conhecimento sobre os métodos contraceptivos, além de não saber usá-los de forma adequada. Uma situação que está diretamente relacionada à forma e à qualidade das informações recebidas referente ao assunto. Conclusão: considerando que a pesquisa foi realizada com um curso de graduação da área da saúde é de suma importância focar neste déficit que foi exposto nesta pesquisa; de tal forma que os docentes dessa área possam atuar conseguindo um saber em a respeito do assunto em questão. Contribuindo para a formação de profissionais capacitados a multiplicar informações em saúde de forma correta e abrangente para a população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlene Beretta

Enfermeira Especialista em Enfermagem e Obstetrícia, Mestra em Ciências da Saúde, docente da Universidade São Francisco no curso de graduação em Enfermagem.

Gustavo Gimenes

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem na Universidade São Francisco.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

Araújo Sato Miranda, C. T., Beretta, D., & Gimenes, G. (2022). MÉTODOS CONTRACEPTIVOS: DIFICULDADES DE ADESÃO NO PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA. Ensaios USF, 5(2). https://doi.org/10.24933/eusf.v5i2.177

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde